Será o glúten um vilão?
Se tiver doença celíaca ou sensibilidade ao glúten a resposta é sim. Mas se esse não for o caso não há razão para o evitar. Vamos esclarecer algumas das dúvidas e mitos mais comuns sobre o consumo desta proteína.
Ser celíaco é o mesmo que ser intolerante/sensível ao glúten?
Como vimos no artigo “O que são intolerâncias ou alergias alimentares? “, apesar de por vezes poderem ter sintomas semelhantes, são problemas diferentes. Na doença celíaca o organismo ataca o próprio intestino na presença de glúten (doença autoimune), enquanto na intolerância ao glúten, apesar do mal-estar e alterações gastrointestinais que se sente, não há alteração dos exames clínicos.
Produtos com vestígios de glúten têm glúten na sua constituição?
Produtos com a menção “poderá conter vestígios de cereais com glúten” ou “pode conter vestígios de glúten”, são produtos que podem apresentar pequenas quantidades de glúten através de contaminação cruzada e não por terem na sua constituição algum ingrediente com glúten. Quando no mesmo sítio são manuseados/processados produtos com e sem glúten, existe contaminação cruzada, passando assim de um produto isento de glúten para um produto com alguma percentagem de glúten.
Intolerantes ao glúten não podem consumir produtos com vestígios de glúten?
A intolerância ao glúten, chamada também de sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC), é de origem desconhecida e cada pessoa tem o seu grau de sensibilidade. Contudo, nos produtos com vestígios de glúten, como a quantidade, a estar presente, é tão pequena não será à partida suficiente para desencadear uma reação.
A aveia não contém glúten?
Embora na sua composição não contenha este conjunto de proteínas, a aveia apresenta-se muitas vezes contaminada por contaminação cruzada, quer no cultivo, quer no processamento que acaba por ser considerada um cereal com glúten.
Todos os produtos sem glúten são saudáveis?
Muitos dos produtos sem glúten são excessivamente processados e ricos em gordura e açúcares. Quando há necessidade de excluir o glúten da alimentação devemos procurar alimentos mais simples e que naturalmente são isentos de glúten, como por exemplo a quinoa, o millet ou o trigo sarraceno (apesar do nome este produto não contém glúten).
Para emagrecer devo deixar de consumir glúten.
Para emagrecer não é preciso deixar de comer glúten, apenas é necessário existir um balanço energético negativo, isto é, as calorias que comemos serem inferiores às que gastamos. Ao excluirmos o glúten estamos naturalmente a reduzir a quantidade de hidratos de carbono consumidos. Contudo, muitas vezes quando se restringe o glúten da alimentação e se substitui por alimentos equivalentes, mas sem glúten, estes são muitas vezes mais calóricos, ricos em gordura e açúcares podendo levar até ao ganho de peso.
Outros artigos em Nutrição
Artigo
Artigo
Sempre ouvimos dizer que comer frutas e vegetais coloridos é muito importante p