Alimentação saudável, o que é realmente?
Dietas, vegan, sem glúten, alimentos proibidos, nutrientes, superalimentos, emagrecer, fit… todos os dias existem novas palavras no mundo da alimentação. Mas será assim tão difícil alimentar o nosso corpo?
Para ter uma alimentação saudável existem vários pontos a ter em atenção, explicam as nossas nutricionistas. A base é ingerimos alimentos de forma variada, equilibrada e de acordo com as nossas necessidades. Apenas desta forma a alimentação vai reduzir o risco de doenças, como a obesidade ou a diabetes e promover a saúde, fornecendo todos os nutrientes necessários.
A verdade é que uma alimentação saudável não deve ser complicada, muito pelo contrário. As sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas são exemplos de pratos que são preparados de forma a protegerem os nutrientes. De referir ainda que estes métodos de confeção acabam por ser bastante rápidos.
Outro ponto fundamental na alimentação saudável é privilegiar o consumo de produtos de origem vegetal de qualidade. Assim devemos dar primazia a legumes e fruta (de preferência da época), leguminosas secas (como grão-de-bico, lentilhas, feijão azuki), cereais pouco refinados (como quinoa, millet, trigo sarraceno e aveia), frutos secos e oleaginosas (como as amêndoas, as nozes e as avelãs) e até superalimentos. Tudo isto sempre acompanhado de uns bons copos de água ou infusões sem açúcar adicionado.
E já agora, não nos podemos esquecer que na base de uma alimentação saudável está também o convívio e a partilha, tanto à mesa como na cozinha. Uma alimentação saudável nutre não só o corpo e a saúde – nutre também as emoções.
Outros artigos em Nutrição
Artigo
O cérebro é um órgão complexo que possui diversas funções fundamentais como o c
Artigo