A Importância do Exercício Físico num estilo de vida saudável
Viver uma vida saudável é um objetivo comum a todos nós. Afinal, quem não deseja viver mais e melhor? Quem não deseja envelhecer com mais saúde, autonomia e energia?
O nosso dia a dia é marcado por um ritmo acelerado, com agendas lotadas, compromissos profissionais, responsabilidades familiares e atividades sociais. Andamos sempre numa correria, o que torna desafiador manter um estilo de vida equilibrado. No entanto, com algumas estratégias práticas e mudanças na tua rotina diária, é possível alcançares esse equilíbrio.
Está ao teu alcance, basta fazeres escolhas certas e inteligentes. Desde teres uma alimentação saudável e equilibrada, a praticares regularmente exercício físico, a fazeres uma ingestão de água adequada, até à importância de dormires bem. De todas estas estratégias disponíveis, o exercício físico destaca-se como uma das mais importantes para alcançares e manteres a tua saúde.
Sabes porquê? Porque a prática de exercício físico é uma questão de saúde pública. Os seus benefícios são cada vez mais evidentes e reconhecidos pela ciência, tanto no que se refere à saúde física como ao bem-estar psicológico. Ajuda-te a: manter o corpo em forma; prevenir uma série de doenças - como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares; na melhoria do humor e na energia; a dormir melhor; a sentires-te bem contigo própria e com o teu corpo; a gerir e a reduzir os níveis de stress e a aumentar a tua produtividade.
Mas calma! Não precisas de te inscrever já num ginásio. Não precisas de treinar todos os dias de forma intensa nem durante muito tempo. Há uma tendência para se querer criar o cenário ideal para começar a fazer o que precisa de ser feito. E não, não esperes o cenário perfeito. O cenário perfeito é o real. A tua vida está a acontecer agora e não podes perder nem mais um segundo a adiar a tarefa de cuidares de ti.
O exercício precisa de estar inserido na tua vida, independentemente da fase em que tu estás. Treina 20-30 min, duas vezes por semana se conseguires. Tens pouco tempo livre? Treina 10 minutos. O pouco que seja é sempre melhor do que nada. Mas treina! Coloca isso em prática e esquece o que dizes a ti própria “vou esperar que as coisas melhorem para começar”.
Não tens material de treino? Não há problema também, é possível treinar sem necessitares de realizar qualquer tipo de investimento. Podes fazê-lo em casa ou em qualquer outro lugar ao ar livre. Não estás motivada nem com disposição? Treina na mesma porque vai fazer-te sentir bem melhor depois. Não cries entraves. E se não te for possível treinar: caminha, mesmo que devagar. Sobe as escadas do prédio em vez de utilizares o elevador, deixa o carro estacionado mais longe do teu local de trabalho e caminha mais um pouco, caminha na praia, faz um passeio de bicicleta, limpa a casa, movimenta-te. Aumenta a tua atividade física diária. Todo o movimento conta para uma saúde melhor! Ao reduzires o tempo que passas sentada já estás a proteger a tua saúde.
Cria o compromisso contigo própria de evoluíres todos os dias um bocadinho. Não adies mais. Faz o que precisa de ser feito.
A saúde é o nosso bem mais precioso, então cuida dela! Já dizia o filósofo grego Sócrates: “a saúde não é tudo, mas tudo é nada sem saúde”. Na prática, o que é ser saudável? É teres saúde para viveres mais anos com autonomia, teres energia, viveres com menos doenças, com qualidade e bem-estar. É sentires-te bem no teu corpo e na tua mente.
O que acontece é que, na maioria das vezes, não damos o devido valor à nossa saúde e apenas em momentos de necessidade é que reconhecemos a falta que ela nos faz. E não é esse o caminho. Pára de priorizar as coisas erradas. Tira um tempo para cuidares da tua alimentação, para treinares e cuidares da tua saúde mental. Porque todos os teus sonhos dependem disso. Uma pessoa saudável tem mil desejos mas uma pessoa doente tem apenas um: “ter saúde” - e essa é da tua inteira responsabilidade. Só depende de ti dar mais vida aos anos que tens pela frente!
Texto escrito por:
JOANA REIS – Personal Trainer licenciada em Ed. Física (cédula nº 13077) especialista em Treino para Mulheres e Exercício na Gravidez e Pós-Parto.
“Não abrir mão do possível por querer fazer o ideal” é este o lema que tento passar a todas as pessoas que me procuram porque mais vale feito do que perfeito."
Outros artigos em Nutrição
Artigo
As leguminosas, já bem conhecidas pelas suas propriedades funcionais, têm tido
Artigo
A altura mais quente do ano chegou e vamos dar-te 7 dicas de como podes tirar partido do Verão da