Dica de Verão Nº 3 - “Come” a tua proteção solar
Sabias que os escaldões são uma forma de inflamação? Quando a pele é exposta ao sol os raios ultravioleta podem causar danos às células, desencadeando uma resposta imunitária que se traduz numa inflamação. Essa inflamação manifesta-se como vermelhidão, dor, inchaço e em casos mais graves, bolhas na pele.
Para evitar escaldões, é crucial o uso de protetor solar, chapéu e evitar a exposição solar excessiva nas horas de maior calor. A par destes cuidados, a dieta pode contribuir para diminuir a sensibilidade da pele aos raios ultravioleta, bem como a sua capacidade de se reparar quando danificada. Para reduzir a sensibilidade ao sol e mitigar alguns danos causados, certifica-te de comer alimentos com poder anti-inflamatório, como:
- Alimentos ricos em ômega-3: peixes (como sardinha e salmão), ovos, linhaça e nozes.
- Vegetais: As vitaminas e antioxidantes dos vegetais ajudam a proteger as células dos efeitos da radiação UV. Vegetais de folhas verdes e tomates são uma ótima opção.
- Outros alimentos ricos em antioxidantes, tais como vegetais, bagas, feijões, nozes e chá verde/preto, também têm altas propriedades antioxidantes o que reduz possíveis inflamações e os radicais livres nas células. Além disso, ainda ajudam na proteção de queimaduras solares e danos à pele.
Contudo, no caso de apanhares um escaldão, aqui estão algumas dicas: toma duches frios para ajudar a aliviar a dor, hidrata a pele com um creme que contenha aloé vera para ajudar a acalmar a pele, hidrata-te bebendo ainda mais água do que o normal, por último é também importante protegeres a tua pele ao usar roupa que a cubra quando estiveres ao ar livre.
Outros artigos em Nutrição
Artigo
A segurança alimentar deve ser sempre uma preocupação no dia-a-dia para garanti
Artigo
Hoje no dia mundial do veganismo damos resposta àquela que é talvez a pergunta