5 factos sobre o Sal Rosa dos Himalaias
Com uma cor incomparável, o Sal Rosa dos Himalaias é conhecido por ser um dos sais mais puros do mundo. Certamente já te perguntaste quais as diferenças deste sal em relação ao sal tradicional. De onde vem a sua cor? Porque é que este sal é diferente? Deixamos-te 5 factos para que o conheças melhor:
1. Menos sódio que o sal tradicional
Uma das vantagens do Sal Rosa dos Himalaias é possuir um teor de sódio inferior ao sal refinado tradicional. Contudo, o seu consumo deve ser igualmente moderado, não ultrapassando as 5g diárias recomendadas pela Direção Geral de Saúde.
2. É extraído da segunda maior mina de sal do mundo:
Como o próprio nome indica, o sal rosa é proveniente de uma localidade próxima dos Himalaias, no Paquistão. É extraído da mina de sal Khewra, tida como a segunda maior mina de sal do mundo. Acredita-se que o sal rosa se formou nesta mina há milhões de anos atrás. A sua extração é feita manualmente, sofrendo um processamento mínimo e não possuindo qualquer tipo de aditivos.
3. Benefícios para o sistema respiratório
Já ouviste falar em haloterapia? A haloterapia ou terapia de sal consiste na inalação de partículas finas de sal. É utilizada sobretudo no tratamento de doenças respiratórias como asma, bronquite ou até rinite alérgica. Na mina de sal Khewra existe mesmo uma “câmara” onde se pode permanecer durante algumas horas de forma a inalar as partículas de sal e usufruir dos supostos benefícios. Embora não haja ainda evidência científica que suporte os benefícios alegados, muitos dos adeptos desta terapia afirmam sentir melhorias na sua saúde.
4. De onde vem a sua cor rosa?
Uma das particularidades deste sal é conter óxido de ferro que é um dos principais responsáveis por conferir os tons rosa tão característicos.
5. Possui 84 tipos de minerais diferentes
Além da base de cloreto e sódio, o Sal Rosa dos Himalaias apresenta uma grande variedade de minerais. Estima-se que sejam aproximadamente 84 tipos de minerais diferentes, destacando-se o cálcio, o potássio e o magnésio. Apesar de apresentar mais minerais estes estão apenas em quantidades residuais.
Estes são alguns dos factos sobre o Sal Rosa dos Himalaias, já conhecias algum?
Outros artigos em Nutrição
Artigo