5 Alimentos para aumentar a tua Produtividade
Hoje, dia 20 de Junho, assinala-se o Dia Mundial da Produtividade.
Garantir que somos produtivos nem sempre é fácil. Conciliar todas as tarefas diárias por vezes parece impossível e ficamos com a sensação que o nosso dia deveria ter 48 horas em vez de 24. Há alguns hábitos que te podem ajudar a seres mais produtivo, como:
• Planear a semana, definindo bem as tarefas que tens de desempenhar e objetivos;
• Deixar o multitasking de lado;
• Fazer pequenas pausas regulares;
• Dormir horas de sono suficientes.
Sabias que a alimentação também pode ser uma aliada da produtividade? Conhece 5 alimentos e respetivas propriedades que vão contribuir para a tua saúde cognitiva, foco e concentração.
Salmão – rico em ácidos gordos ómega-3 (fonte)
Os ácidos gordos ómega-3 (nomeadamente os do tipo EPA e DHA), contribuem para uma melhor performance cognitiva, permitindo ao cérebro desempenhar as suas funções com “menos esforço”. Além disso, parecem contribuir para a manutenção do bom humor e da memória.
Frutos vermelhos – antioxidantes (fonte)
Os frutos vermelhos são reconhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, que contribuem para a redução do envelhecimento das células. Estes antioxidantes (como os polifenóis) demonstraram ter efeitos benéficos na saúde cognitiva.
Matcha – EGCG, L-teanina (fonte)
O chá verde é sem dúvida um dos alimentos mais utilizados pelas suas propriedades benéficas para a saúde. A matcha é um tipo de chá verde conhecida pela alta concentração de nutrientes, de onde se destacam os antioxidantes EGCg e L-teanina. Diversos estudos apontam benefícios relacionados com a memória e concentração. A matcha parece ter ainda um efeito preventivo do declínio cognitivo.
Cacau – flavonoides (fonte)
Os flavonoides naturalmente presentes no cacau parecem ter um efeito positivo na memória, na função cognitiva normal, além de desempenharem um papel protetor da performance mental e da função cardiovascular.
Maca – propriedades adaptogénicas (fonte)
A maca é utilizada desde a antiguidade pelos povos da América do Sul devido às suas propriedades adaptogénicas - ajudam na gestão do stress e ansiedade. Além disso, a maca possui propriedades neuro protetoras (melhorando a função cognitiva e memória), energizantes (contribuindo para o aumento da performance física) e anti fadiga.
Outros artigos em Nutrição
Artigo
Artigo