Mãos envolvendo um pedaço de terra onde floresce um produto biológico

Devemos consumir alimentos biológicos?

A procura por alimentos naturais e nutritivos já faz parte da nossa rotina diária e, cada vez mais, ouvimos falar da importância de escolher alimentos biológicos. Com tanta informação é fácil confundir-nos, por isso decidimos explicar de uma forma simples o que é necessário para entender o Mundo Bio.

Resumidamente, a agricultura biológica é um sistema agrícola que se preocupa com o solo, respeita o ambiente e a biodiversidade. Esta segue vários princípios e práticas nomeadamente, o uso de estrume animal como fertilizante, o respeito pelos ciclos de vida naturais, a rotação de culturas, a não utilização de organismos geneticamente modificados (OMG), entre outros. É desta forma que a agricultura biológica pretende reduzir o impacto humano sobre o meio ambiente, assegurando também que a obtenção de alimentos é o mais natural possível.

E alimentos naturais provenientes de solos bem tratados e cuidados, ou seja, de agricultura biológica, significa alimentos com um aroma rico, uma cor vibrante e um aspeto puro e autêntico. Significa produtos mais saudáveis (sem herbicidas, pesticidas e fertilizantes de síntese ou organismos geneticamente modificados), normalmente mais nutritivos e que possuem níveis mais elevados de antioxidantes – o que confere um efeito protetor contra o envelhecimento das nossas células.

Sendo assim, apostar em alimentos provenientes de agricultura biológica é de extrema importância, uma vez que estamos a escolher sabor, saúde e sustentabilidade.

Artigo

No inverno chega o frio e com ele uma das épocas mais especiais do ano, o Natal.

Artigo

Resguardarmo-nos em casa não tem que ser sinónimo de descurarmos os hábitos mais saudáveis.