Dia Mundial da Asma squared

Dia Mundial da Asma

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Asma. Estima-se que em Portugal mais de 700 mil portugueses sofram desta doença. No artigo de hoje falamos sobre o que é a asma, como se manifesta e como os estilos de vida saudáveis podem ajudar no controlo desta doença.  

  • O que é?

Segundo a definição da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios – os brônquios ficam mais estreitos dificultando o ar que entra e sai dos pulmões. Este estreitamento pode ocorrer em várias circunstâncias.   

  • Quais os sintomas mais habituais?

Os sintomas mais habituais são a dificuldade em respirar, pieira ou chiadeira (ruído tipo assobio que se ouve quando respira), sensação de aperto no tórax, tosse e cansaço. Estes sintomas podem ser sentidos de forma mais ou menos intensa e a intensidade das crises também pode diferir de dia para dia.  

  • De que modo um estilo de vida saudável pode ajudar na asma?

Segundo o relatório de 2020 da Global Initiative For Asthma (GINA), existem alguns fatores de risco modificáveis, como os hábitos tabágicos e a obesidade que, ao serem alterados, podem ajudar no controlo da asma. Algumas estratégias, além da terapêutica prescrita pelo médico, são:

    • Alimentação saudável – uma alimentação rica em fruta e legumes traz inúmeros benefícios, incluindo a prevenção de doenças cronicas e algumas formas de cancro. Alguns estudos indicam que um consumo elevado de fruta e legumes está associado a um menor risco de asma e de declínio da função pulmonar.
    • A prática de exercício físico – a atividade física traz diversos benefícios à saúde incluindo a redução de risco cardiovascular e melhoria da qualidade de vida.
    • Redução do peso corporal – a asma pode ser mais difícil de controlo em pacientes com obesidade. Assim, o paciente que apresentar obesidade deverá ser acompanhado de forma a restruturar da melhor forma a sua alimentação promovendo uma perda de peso saudável e sustentada.
    • Exercícios respiratórios – os exercícios respiratórios podem ser considerados com uma estratégia adicional no controlo dos sintomas da asma e na melhoria da qualidade de vida.
    • Suplementação de vitamina D? Ainda é preciso saber mais – segundo alguns estudos a vitamina D poderá ter um papel importante no funcionamento pulmonar e na redução da intensidade da manifestação dos sintomas de asma.

Artigo

Sabias que os escaldões são uma forma de inflamação?

Artigo

Se desejas efetivamente deixar um impacto positivo no mundo, artig