O que ter na despensa em tempos de quarentena?
Numa altura em que todos estamos preocupados com a pandemia do coronavírus, uma das formas aconselhadas para controlar a disseminação do vírus é resguardármo-nos em quarentena.
Neste artigo damos-te algumas dicas sobre quais os alimentos que deves ter de reserva para uma alimentação saudável e que podem ser utilizados em qualquer altura.
Em primeiro lugar, calcula as quantidades de alimento necessárias para o período de quarentena, de acordo também com o número de pessoas que vai ficar em casa.
- Para evitar uma compra de bens exagerada deves estimar a quantidade de alimentos consoante o número de pessoas que vão permanecer em casa e de acordo com os hábitos alimentares. Por exemplo, se consomes pão ao pequeno-almoço e ao lanche deves calcular cerca de 100/120g de pão por dia x 14 dias. Se consomes 1 iogurte diariamente, deves comprar o suficiente para o período de quarentena.
O segundo passo é construir uma lista de alimentos nutritivos que permitam manter uma alimentação equilibrada e promotora da saúde. Os alimentos secos são uma excelente opção que podes ter sempre em casa pois apresentam maior durabilidade e são bons para ter sempre à mão em qualquer altura:
- Leguminosas secas (feijão, grão, lentilhas) – ocupam pouco espaço e rendem boas quantidades;
- Leguminosas em conserva;
- Arroz;
- Massas;
- Azeite;
- Sal;
- Farinha (com ou sem glúten, de acordo com os teus hábitos alimentares). Deves comprar uma quantidade maior se pretenderes fazer pão em casa;
- Legumes em conserva como tomate pelado, cogumelos e pimentos podem ser uma boa opção;
- Tofu (natural e fumado);
- Conservas de peixe, preferencialmente em água;
- Cereais de pequeno-almoço (flocos de aveia,corn flakes, etc.);
- Bebidas vegetais e/ou leite UHT ou leite adaptado em pó (caso haja bebés/crianças pequenas);
- Tostas ou bolachas;
- Manteiga de amendoim;
- Compotas com ou sem adição de açúcar;
- Purés de fruta sem adição de açúcar;
- Fruta em conserva (de preferência no próprio sumo).
Opcionais:
- Geleia de agave, coco ou mel;
- Leite de coco;
- Creme culinário;
- Vinagre de coco;
- Molho de soja;
- Especiarias;
- Café.
Não te esqueças de armazenar os produtos pelo prazo de validade, colocando à frente os produtos com o prazo que vai expirar primeiro. Assim será mais fácil consumires os alimentos em tempo útil evitando que haja desperdício alimentar.
Apesar de não haver previsão de falha no fornecimento de água podes optar por ter água engarrafada de reserva (pelo menos 1 garrafão).
Quanto aos alimentos como legumes, carne ou peixe, podes optar por comprar fresco e congelar, aumentando o tempo de duração destes produtos. Até mesmo o pão podes comprar em maior quantidade, dividir em fatias e congelar. Também a fruta podes comprar fresca e também já congelada (como morangos, frutos vermelhos ou polpa de fruta).
E lembra-te, compra os alimentos em quantidades racionais e sustentáveis – não nos podemos esquecer que vivemos em comunidade e que todos precisam de alimento.
Outros artigos em Nutrição
Artigo
Sempre ouvimos dizer que comer frutas e vegetais coloridos é muito importante p