Porquê cacau e não chocolate?
Apesar de parecer que é tudo o mesmo, o cacau (cru) e o chocolate são bem diferentes, nomeadamente quanto à sua riqueza nutricional. Sendo assim, fomos pesquisar e falar com os entendidos para descobrir quem é quem!
Cacau cru
É feito a partir dos grãos de cacau fermentados, secos e triturados. Após ser triturado é extraída a sua gordura (manteiga de cacau) e o cacau passa a apresentar-se em pó. Como não é exposto a temperaturas elevadas conserva um maior teor de antioxidantes, selénio, magnésio, crómio e manganésio. Como não é adicionado açúcar, o seu aroma e sabor é mais forte e amargo.
Chocolate
Tal como o cacau cru, o chocolate também é feito a partir dos grãos de cacau fermentados, secos e triturados. No entanto, para criar chocolate, o cacau também é torrado, perdendo desta forma parte do seu teor de antioxidantes. Geralmente tem um teor de gordura superior ao cacau, pois no seu fabrico é adicionada manteiga de cacau e açúcar, entre outros ingredientes.
Qual escolher?
Apesar de ambos poderem ser incluídos numa alimentação saudável, na Origens Bio preferimos a pureza do cacau cru. Sabe-se que um dos antioxidantes do cacau, os flavonoides, parecem ter um papel preventivo em algumas doenças cardiovasculares e que por ser rico em triptofano, estimula a produção das hormonas do bem-estar e alegria como a serotonina.
Sendo assim, motivos não faltam para incluir este poderoso alimento no dia-a-dia, especialmente em batidos e papas de aveia. E para tirar todo partido dos seus nutrientes aconselhamos o seu consumo sem o aquecer.
Outros artigos em Nutrição
Artigo
O iodo é um micronutriente que desempenha um papel fundamental na nossa saúde.
Artigo
Viver uma vida saudável é um objetivo comum a todos nós.