Dia Internacional da Gastronomia Sustentável
Dia 18 de Junho assinala-se o dia internacional da Gastronomia Sustentável. Esta data foi criada pela ONU de forma a alertar sobre o impacto que a gastronomia tem no ambiente. As preferências e escolhas alimentares, aliadas à cultura de cada país, devem ser ambientalmente responsáveis, produzindo alimentos de forma segura e conforme as necessidades, para que não haja desperdícios nem prejuízo da biodiversidade.
A criação deste dia internacional destaca 5 pontos para a promoção da sustentabilidade agrícola e alimentar:
- Melhorar a eficiência no uso de recursos é crucial para a agricultura sustentável;
- A sustentabilidade requer ação direta para conservar, proteger e aprimorar os recursos naturais;
- A agricultura que falha em proteger e melhorar os meios de subsistência rurais e o bem-estar social é insustentável;
- Maior resiliência de pessoas, comunidades e ecossistemas é a chave para a agricultura sustentável;
- Alimentos e agricultura sustentáveis requerem mecanismos de governação responsáveis e eficazes.
4 passos para uma alimentação mais sustentável
Optar por produtos provenientes de agricultura biológica
A agricultura biológica combina as melhores práticas ambientais, contribui para a biodiversidade e preservação dos recursos naturais, evitando a contaminação excessiva dos solos e alimentos por pesticidas, herbicidas e outros produtos tóxicos.
Evitar o desperdício de alimentos
Comprar e consumir os alimentos de forma racional, de acordo com as nossas reais necessidades. Além de evitarmos desperdícios desnecessários vamos ainda poupar dinheiro.
Incluir com frequência refeições com proteínas de origem vegetal
Ao consumirmos alimentos ricos em proteína vegetal como as leguminosas (feijão, grão, lentilhas, etc.) ou o tofu, estamos a contribuir para uma pegada de carbono inferior e ainda para uma maior preservação de espécies que se encontram em risco de extinção.
Preferir produtos locais e da época
Os produtos locais e da época, nomeadamente fruta e legumes, são mais económicos, mais ricos nutricionalmente e com um menor impacto ambiental. Além disso, estamos a contribuir ativamente no estímulo da economia nacional.
Na Origens Bio, além de levarmos até ti uma variada oferta de produtos biológicos de qualidade, somos aderentes do programa “Portugal Sou Eu”. O programa “Portugal Sou Eu” valoriza e destaca os produtos com assinalável incorporação nacional (percentagem da composição do produto ou serviço que é português).
Como vês, com pequenas mudanças, é fácil ter uma alimentação mais amiga do ambiente e, simultaneamente, saudável e saborosa.
Outros artigos em Nutrição
Artigo