Aliados no combate às alergias da Primavera

Aliados no combate às alergias da Primavera

Apesar de ser uma das estações mais belas do ano, nem sempre a chegada da Primavera é pacífica, sobretudo para quem sofre de alergias respiratórias. Quando o organismo entra em contacto com o pólen produzido pelas flores e pelas gramíneas, por vezes produz uma reação exagerada como resposta. Em resultado a esta hiper-reactividade do sistema imunitário surgem sintomas desagradáveis como a congestão nasal, os espirros e comichão. A isto chamamos febre dos fenos ou rinite alérgica.

Além dos tratamentos médicos recomendados, há alguns alimentos que em conjunto parecem ajudar no alívio dos sintomas. Deixamos-te uma lista dos alimentos mais recomendados:

  1. Gengibre
    • Muitos dos sintomas desagradáveis provocados pelas alergias estão relacionados com processos inflamatórios, como o inchaço e irritação das vias nasais, olhos e garganta. O gengibre parece ajudar a reduzir naturalmente esses sintomas uma vez que tem propriedades anti-inflamatórias. Pode ser consumido em pó ou fresco, uma vez que a capacidade anti-inflamatória não difere. Experimenta fazer chá ou adicionar aos teus cozinhados.
  2. Pólen de abelha
    • Composto por uma mistura de enzimas, néctar, mel, pólen de flores e cera, o pólen produzido pelas abelhas parece ter propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibióticas, o que poderá aliviar os sintomas associados às alergias. Existe alguma evidência que recomenda que o pólen de abelha deva ser obtido nas localidades próximas, uma vez que vai conter o pólen de flores que potencialmente desencadeia a reação alérgica. A exposição do organismo a estas pequenas doses de pólen de flores poderá contribuir para a diminuição da resposta alérgica.  
  3. Citrinos
    • A ingestão de alimentos ricos em vitamina C, nomeadamente citrinos como a laranja, tangerina, toranja, lima ou limão, está associada à diminuição da irritação das vias nasais e da garganta. Também alimentos ricos em vitamina C como a papaia, kiwi e pimentos são recomendados.
  4. Curcuma
    • O composto ativo da curcuma, a curcumina, parece estar associado à redução dos sintomas de inflamação provocados pela rinite alérgica, ajudando na diminuição do inchaço e irritação. Embora sejam necessários mais estudos, a curcumina parece estar associada à redução da resposta alérgica. Para melhorar a sua absorção, deve ser consumida juntamente com a pimenta preta, pois a piperina nela presente ajuda na absorção da curcumina. O Golden Mylk Origens Bio, ao combinar a curcuma, o gengibre e a pimenta preta, torna-se assim um bom aliado no combate aos sintomas desagradáveis provocados pelas alergias.
  5. Tomate
    • Além de ser um alimento rico em vitamina C, o tomate possui outro composto que parece ajudar na diminuição da inflamação, chamado licopeno. O licopeno está mais disponível e é mais facilmente absorvido se o tomate for cozinhado.
  6. Peixes ricos em ómega-3
    • Existe alguma evidência que os ácidos gordos ómega-3 do tipo EPA, presente nos peixes gordos como o salmão, a sardinha e a cavala, ajudam a reforçar o sistema imunitário e a diminuir a inflamação, uma vez que possuem propriedades anti-inflamatórias.
  7. Cebola
    • As cebolas são um alimento riquíssimo num fitoquímico chamado quercetina, conhecido por atuar naturalmente como um anti-histamínico, contribuindo para a diminuição dos sintomas das alergias sazonais. A cebola roxa é particularmente rica neste composto e deve ser consumida preferencialmente crua.
  8. Spirulina
    • A spirulina é um superalimento com ação antioxidante e anti-inflamatória, graças ao fitonutriente que possui, a ficocianina. Estudos sugerem que a ingestão de 2g diárias de spirulina parecem diminuir sintomas de congestão nasal, comichão e espirros.
  9. Fermentados
    • O consumo de alimentos fermentados como iogurte, kefir, kombucha, chucrute, entre outros, está associado ao aumento das bactérias benéficas do intestino, promovendo o bom funcionamento do sistema imunitário e diminuição da inflamação, podendo ser também bons aliados no alívio dos sintomas de rinite alérgica.

 

Se as alergias sazonais não te deixam disfrutar em pleno da estação, experimenta introduzir estes alimentos na tua alimentação.

Artigo

A segurança alimentar deve ser sempre uma preocupação no dia-a-dia para garanti

Artigo

Uma das principais dificuldades que todos nós é saber o que comer quando chega a hora do lanche.