SOS Gripe, constipação e companhia – 7 dicas para mantê-las longe
Com as oscilações térmicas típicas desta época do ano, muitas vezes surgem visitas inesperadas (e nada desejadas) - as gripes e as constipações. Neste artigo, damos-te 7 dicas para que possas manter as gripes e constipações bem longe, e, caso estas visitas indesejadas já se tenham instalado, algumas estratégias para atenuar os sintomas e fazer com que se vão embora rapidamente:
- Agasalha-te - opta por vestuário adequado, idealmente com várias camadas de roupa. Assim, podes ajustar a quantidade de peças vestidas à temperatura dos diferentes espaços, que podem ser mais climatizados ou mais frios.
- Ingere alimentos ricos em zinco – já sabemos que uma alimentação equilibrada e variada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Nesta altura do ano, uma alimentação particularmente rica em zinco parece ser eficaz na prevenção de constipações. O zinco é um mineral que desempenha um papel importante nas defesas do organismo, sendo um precioso aliado no combate a bactérias e vírus. Alimentos de origem vegetal ricos em zinco como as sementes de abóbora e de sésamo, caju, amendoim e lentilhas, e de origem animal como as ostras e os mexilhões, são uma preciosa ajuda.
- Não fumar – os fumadores têm em geral o sistema respiratório e imunológico mais comprometidos fazendo com que sejam mais suscetíveis de se constiparem.
- Pratica exercício físico – ser fisicamente ativo está associado ao reforço das defesas do organismo.
- Lava bem as mãos – uma boa higienização das mãos é uma forma eficaz de evitar o contacto e contágio com os vírus e as bactérias.
- Descanso precisa-se – o descanso e horas de sono suficientes são fundamentais para que o organismo possa funcionar a 100%. Quando isso não acontece o corpo fica mais vulnerável, facilitando a presença de microrganismos indesejados.
- Hidrata-te! – mesmo que não sintas muita sede manter o organismo hidratado é fundamental. Quando o organismo está bem hidratado as secreções que protegem o interior do nariz são mais fluidas o que facilita a barreira contra microrganismos indesejáveis.
Todas as alturas são boas para beberes uma bela chávena de Golden Mylk bem quentinha mas, a chegada do tempo mais frio é particularmente ideal. Além de confortar, a curcuma e o gengibre que fazem parte desta bebida, têm propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes, que podem ajudar o organismo a ganhar mais resistência. Quando a constipação já se instalou e o nariz não pára de pingar o Golden Mylk é um ótimo aliado – a ação dos seus ingredientes e o seu toque apimentado ajudam a apaziguar os sintomas nasais.
Outros artigos em Nutrição
Artigo
Dias frios e chuvosos típicos do Inverno, o novo confinamento, a consequente distância (necessári