Alimentos que ajudam a controlar a glicemia
Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental na manutenção de níveis normais de açúcar no sangue (glicemia). Consideram-se níveis normais de glicemia valores entre 80 e 110 mg/dl antes das refeições, e até 140 mg/dl depois das refeições. Níveis permanentemente elevados de glicemia podem estar associados à diminuição da produção de insulina ou à sua ação insuficiente, levando assim ao aparecimento de Diabetes. Neste artigo, conhece alguns dos alimentos que contribuem para uma melhor gestão dos níveis de glicemia e que podes incluir regularmente na tua alimentação.
Leguminosas
Ricas em fibras, proteínas e em hidratos de carbono de absorção lenta, as leguminosas, como o feijão, grão ou lentilhas, são excelentes alimentos a incluir de forma frequente na alimentação. São muito saciantes e, pela sua composição nutricional, ajudam na manutenção de níveis normais de glicemia.
Frutos “secos” ou oleaginosos
Frutos “secos” como as avelãs, nozes e amêndoas são ricos em gorduras saudáveis e fibra, sendo por isso uma ótima opção de snack.
Flocos de aveia
Ricos em hidratos de carbono de absorção lenta e em fibra solúvel, os flocos de aveia podem ser incluídos ao pequeno-almoço ou ao lanche. São saciantes e nutritivos, ajudando no controlo da glicemia, na manutenção de níveis saudáveis de colesterol e ainda na promoção do bom funcionamento intestinal.
Legumes
Ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, os legumes são alimentos muito nutritivos que devem ser incluídos sempre, seja nas refeições principais como em lanches ou snacks. Pelas suas características nutricionais ajudam na saciedade e na regulação dos níveis de glicemia.
Frutos vermelhos
Ricos em antioxidantes, fibra, água e baixos em açúcar, os frutos vermelhos são uma ótima opção a incluir na alimentação. Experimenta combiná-los com frutos secos para um lanche saciante e saudável.
Outros artigos em Nutrição
Artigo
Artigo